quarta-feira, 24 de março de 2010

Carta aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais escrita por Roberto Cepeda

Roberto Cepeda ao deixar a presidência do Crefito-8 nos deixou uma carta onde mostra os projetos e suas principais conquistas que estavam sendo realizadas durante a sua gestão!

23/07/2008

O fisioterapeuta Roberto Cepeda deixa a presidência do Crefito-8 para assumir a presidência do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Em uma carta para a categoria, Cepeda mostra as principais conquistas e projetos que estão sendo realizados pelo Crefito-8 durante a gestão 2006-2010.

Em seu lugar, assume a presidência do Crefito-8 o fisioterapeuta Pedro Beraldo.

Segue a carta na íntegra:

Prezados colegas

É com a sensação do dever cumprido que comunico aos fisioterapeutas e aos terapeutas ocupacionais do Paraná que estou deixando a presidência do Crefito-8 para assumir a presidência do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Coffito.

Fui eleito para a presidência do Coffito por ocasião da eleição realizada no último 17 de junho. Em meu lugar, assume a presidência do Crefito-8 o colega fisioterapeuta Dr. Pedro Beraldo, vice-presidente da atual gestão (2006-2010) e profissional da mais alta qualificação.

Juntamente com os colegas eleitos para a diretoria do Crefito-8 na gestão 2006-2010, me sinto honrado em dizer que deixo a presidência depois de darmos início a uma profunda reestruturação administrativa do Crefito-8 cuja repercussão positiva ultrapassou os limites do Paraná e hoje é reconhecida como exemplo para os demais conselhos regionais.

Em pouco mais de dois anos, conseguimos implantar medidas que hoje, garantem a eficiência administrativa do Crefito-8, nos permitindo promover a ocupação da nova sede de Curitiba e a aquisição de sedes próprias para o Conselho em Londrina e Cascavel, entre outros projetos, os quais faço questão de relatar aqui, em uma breve prestação de contas.

Assim que tomamos posse, fomos obrigados a pagar R$ 170 mil pela compra da sede de Curitiba, sem que esta despesa estivesse na previsão orçamentária elaborada no ano anterior. Com o caixa vazio, demos início a uma gestão austera e transparente, reduzindo drasticamente os gastos com viagens e materiais de consumo.

Paralelamente, levantamos o número de inadimplentes. O resultado: 1.938 pessoas físicas e jurídicas não estavam em dia com o Crefito-8. Criamos, então, um setor de telecobrança para buscar acordos com os inadimplentes, antes de encaminhá-los para a execução fiscal. Até junho de 2008 mais de 1,1 mil já tinham regularizado sua situação.

Nossa conta bancária, hoje, dispõe de mais de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), recursos que serão investidos integralmente em prol de nossas categorias.

A diminuição da inadimplência ocorreu sintomaticamente no momento em que começaram a surgir os resultados da nossa reestruturação administrativa. A reorganização do trabalho interno e a melhoria da infra-estrutura disponível aos funcionários nos permitiram melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos profissionais e à população. As longas esperas ao telefone e até mesmo a falta de respostas às questões levadas ao Crefito-8 deixaram de existir com a criação de um teleatendimento 0800 com funcionários treinados para a função e a manutenção de um site de Internet completo e atualizado periodicamente.

Neste mês de julho, demos mais um grande passo. Os prazos do setor de Registro de Empresas foram diminuídos. E o tempo de espera para obter o registro de uma empresa, que antes era de 65 dias, agora é de 40 dias. Atingimos este padrão de atendimento informatizando tarefas internas, realizando concurso público para a contratação de funcionários qualificados e revisando procedimentos administrativos antigos, com baixíssimo custo para o Conselho.

Neste segundo semestre, com os recursos suficientes em caixa, será a vez de fortalecermos a fiscalização do exercício profissional, que é a principal atribuição de um conselho regional. Estamos adquirindo dois veículos novos, e até o final do ano faremos a aquisição das sedes próprias de Cascavel e Londrina, enquanto a sede de Curitiba poderá ser finalmente ocupada, após o término de uma série de obras de adequação. Para nossas categorias, estes investimentos vão representar uma fiscalização ainda mais atuante e presente em todo o Estado.

Por fim, embora esta não seja uma prerrogativa do Crefito-8, tomamos a iniciativa de negociar com os planos de saúde o reajuste dos valores pagos por procedimento, congelados em alguns casos desde 1992. Encomendamos a uma consultoria um estudo sobre a situação financeira de clínicas e consultórios paranaenses. E agora, com resultados preocupantes em mãos e o auxílio de um negociador e da nossa assessoria jurídica, vamos buscar um acordo que remunere adequadamente nossos profissionais. Caso não haja uma saída amigável, nossa disposição é ingressar com uma ação judicial.

Tais iniciativas representam na prática a essência da proposta de valorização profissional de nossas categorias apresentada por esta diretoria por ocasião da última eleição para a presidência do Crefito-8, em 2006. Nossa gestão tem sido absolutamente coerente com os objetivos colocados no princípio, e assim continuará a ser sob a presidência do colega Dr. Pedro Beraldo, que me sucede e terá a oportunidade de dar continuidade a todos estes projetos com o apoio irrestrito do Coffito.

Enquanto presidente do Coffito, serei um parceiro permanente de todos os Conselhos Regionais. E assumo o compromisso de discutir em nível nacional as nossas experiências bem sucedidas aqui no Paraná. Muito obrigado pela confiança depositada nesta gestão e estejam certos de que esta parceria do Crefito-8 com o Coffito será benéfica para todos!

Curitiba, 21 de julho de 2008.

Roberto Mattar Cepeda
Presidente do Coffito

Voltar

Um comentário:

Rafaela disse...

O Dr. Roberto Cepeda foi um ótimo presidente para o Crefito! Fez muito por nós, fisioterapeutas e continua fazendo mais ainda no seu papel de Presidente do Coffito!!

Parabéns Dr. Roberto Cepeda!

Postar um comentário